sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Primeira Postagem

Olá.

Meu nome é.....
Tenho 27 anos e moro no Rio de Janeiro. Sou formada em  Jornalismo e atualmente trabalho no ramo. Sou praticante de Krav-Magá há 6 anos. Já pratiquei com a FSAKM  (Federação Sul Americana de Krav-Magá, para quem não sabe) do Mestre Kobi. já treinei também Com  a BUKAN Escola de Krav-Magá, do Grão Mestre Yaron e Sensei Rotem, seu filho. tive a oportunidade de treinar na Europa com outros mestres famosos  do krav-magá, como  Haim Gideon (da Associação Israelense de krav-magá), Richard Douieb (da França) e com Eyal Yanilov (da Krav-Magá Global - KMG).

Meu objetivo nesse blog é um só: trazer notícias sobre o krav-magá no Brasil, de todas as organizações existentes, dar chance para os instrutores interessados colocar aqui informações sobre suas academias e locais onde ministram aulas, "fofocar" um pouco e mais expor mais algumas surpresas...rsrs

Bom, depois de uma rápida pesquisa que fiz pela internet, identifiquei no Brasil várias organizações de krav-magá (e peço desculpa se esqueci de alguma):

1. A Federação Sul Americana de krav-magá (era conhecida no passado como "Associação brasileira de krav-mag´", mas pelo jeito passou por um "upgrade" alguns anos atrás). Chefiada pela figura do "Mestre Kobi", ou pelo seu nome israelense  Jacob Lichtenstein e pela empresa "Top Defense".  Provavelmente tem (de acordo com minhas fontes) cerca de 3.000 praticantes na America do Sul (no Brasil, Peru e Argentina). Há um certo consenso entre os praticantes de krav-magá no Brasil de que esta organização enfatiza o marketing, isto é, o aspecto econômico da prática, cobrando mensalidades altas, usando bastante propaganda em todos os meios de mídia etc., emprega assessorias de imprensa etc.

2. Bukan School of Krav-Maga (ou na versão local Bukan Escola de Krav-Magá). Afirma ser a organização mais antiga de krav-magá no mundo. A Bukan chegou a Brasil alguns anos atrás, e em pouco tempo conseguiu formar um grande número de instrutores, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, e está "roubando"  território da FSAKM. É ministrada pela FIGURAÇA do Grão Mestre Yaron Lichtenstein (que tive a honra de conhecer) e por seu filho, Sensei Rotem Lichtenstein, responsável também pela parte administrativa da organização. parece que a Bukan se preocupa mais com manter a tradição do krav-magá de Israel, como treinos longos e duros sobre cada movimento, mesmo que isso significa ter menos alunos. Parece que ganha a maior parte de seus alunos através da divulgação "boca a boca", já que quase não aparece na mídia. de acordo com minhas fontes, a Bukan tem aproximadamente 1.200 alunos filiados no Brasil, e mais 3.000 alunos fora do Brasil, em países como Espanha, Portugal, Japão, Romênia, México e até na África.

um pequeno e importante intervalo:
Yaron Lichtenstein, da Bukan, é o irmão mais velho do Kobi Lichtenstein, da FSAKM. E de novo para quem ainda não sabe, os dois não se suportam.... de acordo com Mestre Kobi, é por motivos familiares. De acordo com Grão Mestre Yaron, é por motivo puramente profissionais. A verdade provavelmente está, como sempre, em algum lugar no meio...

Além dessas duas organizações dominantes aqui no Brasil, existem mais algumas, menores:

3. Organizacion Sudamericana de krav-magá. é liderada pelo Sr. Veruilson Nogueira, de Goiânia, e tem origens na Argentina e do mestre israelense Itai Gil, que apareceu no canal Discovery. tem algumas dezenas de alunos.

4. "Hagana", (defesa no hebraico)  localizada na cidade mineira de Juiz de fora. o Responsável é o Sr. Gustavo Prates, faixa marrom. deve ter em volta de 50-60 alunos.

5. "Federação Sul Americana de Defesa pessoal". Tem base na cidade de Fortaleza, CE. chefiada pelo instrutor Roberanes. tem ligações com o mestre Israelense / francês Alain Cohen.

6. "Evolution Krav-Magá" - atua principalmente no Sul do Brasil, no Paraná e Santa Catarina. "importada" do Paraguai.

esta foi uma breve explicação primária sobre a situação do krav-magá no Brasil. na próxima postagem, explicarei sobre a situação jurídica do krav-magá aqui, sobre marcas registradas, piratas, processos civis e criminais, propaganda enganosa e outras "fofocas" interessantes.

por hoje é só

EU>>>

10 comentários:

  1. Olá,tudo bem?
    Ok!, com base em sua experiência internacional, tendo treinado com Haim Gideon, Richard Douieb e Eyal Yanilov, com certeza você perguntou o que eles acham dessa "palhaçada" ( na minha opinião ), onde todos querem ser o "pai da criança". O que eles dizem do Krav Maga no Brasil? Respeitosamente.

    ResponderExcluir
  2. Também tem aquela história de que o mestre Kobi entrou na justiça para que o Krav Magá no Brasil e na América Latina fosse algo apenas dele, a marca e termo "Krav Magá" pertencesse apenas a ele, aí Yaron chega no Brasil e traz a Bukan, daí mestre Kobi faz guerra com Yaron querendo que a justiça brasileira faça com que ele retire de sua escola o termo "Krav Magá"... e a guerra começa e se estende a té hoje, mestre Kobi afirma que Krav Magá não é arte marcial, já Yaron que Krav Magá é uma arte marcial israelita de defesa pesoal e muita coisa mais. Acontece que os dois treinaram e são filhos do fundador do Krav Magá e o Kobi quer ser o dono do Krav Magá no Brasil e na América, veio ao Brasil achando que seu irmão jamais viria, ninguém sabia nada sobre isso e sozinho ia ser o monopólio da defesa pessoal e Krav Magá aqui e estava fazendo isso mesmo, ganhando todo mundo e colocando a ideia que quisesse até Yaron aparecer também por aqui, por isso o mestre Kobi é queimado, porque já que os dois vieram da mesma fonte fazendo guerra desse jeito e o Kobi que começou com isso querendo ser sozinho o Krav Magá, aí muita gente falando que ele só pensa no dinheiro, faz cursos caros, cobra qualquer coisa que for... e o pior querendo negar o sistema marcial do irmão que veio da mesma fonte dele, sendo ainda o Yaron mais graduado do que ele. Acho que aí ficou nítido o grande golpe de monopólio que o Kobi quis fazer, ele é muito bom de Krav Magá, sabe mesmo, mas também é demais querer ser esse monopólio, acredito eu que os dois são bons e ensinam bem o sistema de defesa pessoal, mas devemos deixar o espaço de cada um também, não querer tudo só pra si. Kobi apenas veio primeiro no País, mas Yaron é o mais graduado. Aí Kobi se queimou com tudo isso e ainda querendo exigir judicialmente que o Krav Magá é só ele... os dois são bons, mas devemos respeitar o outro e não sermos tão egoístas assim também a ponto de querer monopolizar, mas os dois são grandes mestres e mestre Kobi é sim também muito bom, bom professor e uma ótima pessoa, errou em certos ponto... mas... .

    ResponderExcluir
  3. Ola Sou Roberanes Santos gostaria de informar que essas informações estão erradas(5. "Federação Sul Americana de Defesa pessoal". Tem base na cidade de Fortaleza, CE. chefiada pelo instrutor Roberanes. tem ligações com o mestre Israelense / francês, Alain Cohen)Nossa entidade é a Confederação Brasileira de Krav Maga ,entidade devidamente legalizada. Somos ligada a Confederação Pan Americana de Krav Maga. sou praticante de krav maga desde 2004 . Minha primeira formação foi com Yaron logo em seguida formação com Alain . hoje minha formação segue pela faculdade wingate -Israel com Gabi shai e Avi abeceedon. Conheci o krav maga Tradicional com Ron Rotem. temos representantes em vários estados e na Argentina .Chile e Uruguai.nosso site https://www.confederacaokravmaga.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Comecei recentemente na bukan, dei uma pesquisada e verdadeiramente acredito que a bukan é original testada comprovada e acredito que é bom aprender as coisas como são é uma arte top e não pretendo sair da linhagem Yaron.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!!
    Gostaria de saber quem foi o Mestre que formou o Mestre israelense Itay Gil?

    ResponderExcluir
  6. Olá !, estou há 3 meses na escola do Kobi e tenho instrutor particu da Bukan, sinto que logo ficarei com a linha Bukan, estou avaliando melhor desempenho

    ResponderExcluir
  7. Faço na Fsakm.... É bacana, porém as aulas são realizadas de maneira a tornar o processo demasiadamente lento, obviamente favorecendo o viés financeiro: 50% a 60% das aulas são puro alongamento e aquecimento. Chega um ponto em que vc se incomoda realmente de fazer toda aula essa quantidade de exercícios para depois pegar um conteúdo. Não rende a coisa.
    Nao sei como é na Bukan, mas se for assim tb...

    ResponderExcluir
  8. TiCara BK Bronze Stainless Steel Plated - Titanium Arts
    TiCara BK Bronze Stainless Steel Plated - Titanium Arts specializes in stainless steel plating and is 생활 바카라 part of a titanium bars series of ceramic billet bronze titanium nipple rings works,  Rating: 4.9 titanium bicycle · ‎1,955 votes · titanium max trimmer ‎$25.00 · ‎In stock

    ResponderExcluir